Projeto Heróis – Em busca de novos modelos para os meus filhos

Projeto Heróis – Em busca de novos modelos para os meus filhos

Você seria capaz de me dizer o nome de três heróis brasileiros? Pode ser do passado ou que ainda estão vivos.

Aqui vai uma ajudinha.

1. Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Antes de você continuar respondendo quero esclarecer mais sobre que tipo de herói estou falando.

O Dicionário Michaelis de Português define muito bem o tipo de pessoa que tenho em mente “…que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo.” Portanto, não estou falando de pessoas que ficaram famosas porque são boas de bola ou por causa da sua beleza. Os heróis ou heroínas de quem estou falando são aqueles que com muito sacrifício pessoal, fizeram ou ainda estão fazendo algo para o bem de todos. Gandhi, Martin Luther King Jr., William Wilberforce e Madre Teresa são alguns desses verdadeiros heróis que marcaram o mundo.

Hoje em dia muitas pessoas se inspiram no exemplo deixado por esses e muitos outros heróis que já se foram e outros que ainda estão conosco gastando suas vidas para transformar o mundo em lugar melhor para todos.

Voltando para o desafio. Você conseguiu lembrar de mais dois heróis Brasileiros?

2._______________________

3._______________________

Caso você não consiga lembrar de mais alguém logo de cara, vai tomar um cafezinho e quem sabe perguntar para aquele seu amigo muito inteligente, o Google.


Se você for como a maioria das pessoas para quem tenho feito essa pergunta nos últimos meses, você ainda não tem os outros dois nomes. Tenho certeza que existem mais heróis espalhados pelo nosso Brasil. Mesmo que essas pessoas nunca sejam tão conhecidas como Madre Teresa, eu quero muito conhece-las e pergunta-las sobre o que as motiva a fazer o que fazem.

Depois de conversar com muitos heróis e heroínas, quero transformar suas historias em uma série de mini-documentários na internet, publica-las em um blog e no final de dois anos em um livro.

Meu desejo é que as crianças do nosso país possam ter melhores modelos para se inspirarem. Que mais meninos possam deixar de sonhar em ser  jogadores famosos de futebol e começar a sonhar em ser empreendedores sociais que vão criar novas soluções para os problemas das nossas comunidades. Que mais meninas possam aspirar em se tornar como uma Mala brasileira na defesa do direito das crianças a uma educação de qualidade em nosso país.

Em resumo estou em busca de novos modelos Brasileiros de heróis que os meus filhos e muitas outras crianças Brasileiras possam seguir. Mesmo que nem todas as crianças queiram seguir o exemplo dessas pessoas, que esses heróis possam servir para mostrar que ainda existe esperança para o nosso país, que apesar de tanta corrupção, injustiça e violência ainda existe brasileiros brasileiras lutando para mudar nosso país.

 

E ai você conhece um desses heróis Brasileiros?

 

Compartilhe seus comentários, idéias e sugestões aqui.